Quando?

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Quanto tempo dura cada etapa?

– Preparação (1 a 2 horas)
– Aplicação (16 a 24 horas, divididas em 2 ou 3 dias)
– Transferência e Suporte (1 a 4 horas)

Onde?

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Quanto custa?

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Informações

Sobre o Programa

Vivemos um momento de transição digital sem precedentes. Nesse cenário, as organizações que quiserem alavancar competitividade precisarão cultivar líderes que tenham mentalidade ágil e transformadora para olhar para o futuro e inspirar pessoas a realizar coisas extraordinárias.

 

O Programa de Líderes tem o objetivo de apoiar profissionais de gestão a repensar o seu desenvolvimento e adquirir uma nova visão estratégica e digital, imprescindível para gerar impactos significativos para o negócio em contextos disruptivos.

Como vou aprender?

Para adquirir uma nova visão, é preciso um novo jeito de se desenvolver.

 

A experiência de aprendizagem está embasada no Modelo HUB, uma metodologia para potencializar e incentivar o processo de desenvolvimento ativo e autônomo, combinando experiências digitais e presenciais inéditas e inovadoras que irão trazer novos olhares e competências para os líderes de hoje e do futuro.

 

Tem como base 3 pilares: Experiência completa, Mindset digital e Sala de aula invertida.

 

Curso LabEdu-04

Em quanto tempo vou aprender?
  • Preparação: (1 a 2 horas): Nessa fase, o participante irá acessar um Learning Pack através da plataforma BeNext, com o conteúdo relativo ao tema, sendo que cada conteúdo será apresentado de forma profunda e em diferentes mídias (vídeos, infográficos, textos). Nessa etapa, o participante também irá conectar o tema do workshop com algum aspecto do ambiente real de trabalho.
  • Aplicação (16 horas ou 24 horas): Esse será o momento do Workshop presencial, onde o participante fará a conexão do conteúdo/ferramenta à sua realidade e refletirá sobre como o aprendizado pode ajudar a resolver problemas reais e melhorar sua performance. Por meio de jogos, atividades, cases e outros recursos, o participante fará o alinhamento e aplicação prática dos conteúdos estudados na primeira etapa.
  • Transferência e Suporte (1 a 4 horas): Na última etapa, o participante sairá com um objetivo bastante claro: aplicar tudo que aprendeu no seu dia a dia de trabalho. Para facilitar esse processo, a plataforma oferece suporte à transferência do aprendizado por meio de conteúdos e de uma atividade que evidenciará a aplicação destes conhecimentos adquiridos.
Tecnologias de Apoio

BeNext: 

Para conectar todos esses momentos do Modelo HUB, os participantes poderão contar com o BeNext, um ambiente digital que potencializará as experiências de Blended Learning, durante as quatro etapas da aprendizagem – Preparação, Aplicação, Transferência e Alcance –, podendo acompanhar o seu progresso. A experiência é toda orientada para a aprendizagem ativa e autônoma. Os conteúdos serão disponibilizados em diferentes mídias e poderão ser acessados de acordo com a preferência e o ritmo de aprendizagem de cada participante. O BeNext poderá ser acessado somente em desktop (compatível somente com os navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox).

 

Leadcast: 

O Leadcast é uma solução digital mobile baseada em playlists multimídia focadas nos dilemas essenciais da liderança. Possui uma curadoria atual que traz para o líder melhores práticas, insights e ferramentas projetadas para apoiá-lo nos principais desafios enfrentados no dia a dia da gestão.

  • Solução mobile: Aprendizagem a qualquer hora, em qualquer lugar.
  • Aprendizagem social: O conhecimento é construído de forma colaborativa.
  • Temas essenciais: Nove playlists sobre os principais desafios da gestão (gestão de pessoas, colaboração, delegação, produtividade, metas, indicadores de desempenho, influência, contratação de pessoas e feedback).
  • Disponível para Android e iOS: Veja o vídeo do app aqui.
O que vou aprender?

Por meio de temas e desafios atuais, os participantes irão desenvolver competências essenciais para conduzir novos modelos de negócio, construir propósitos significativos e liderar a organização rumo ao futuro. Os workshops serão trabalhados em 3 etapas:

 

Etapa 1

 

Desafios da Liderança

  • Os novos desafios e paradigmas do líder.
  • O que é ser líder? O que é ser líder aqui?
  • As cinco práticas da liderança (Kouzes e Posner).
  • LPI – Leadership Practices Inventory (Assessment).
  • Reputação e credibilidade.
  • O líder experimental e adaptativo – um líder em evolução permanente.
  • Construindo um propósito transformador.

 

Líder de líderes

  • De líder de equipes para líder de líderes – o processo de transição.
  • Os novos desafios do líder de líderes do século 21.
  • Tempo, habilidades e valores – o que muda.
  • O principal desafio do líder de líderes: desenvolver uma nova geração de líderes.
  • Alocação de recursos e tomadas de decisão.
  • Entendendo e desdobrando a estratégia para o time.
  • Plano de transição.

 

Etapa 2

 

Gestão de Pessoas não é só com o RH

  • A nova força de trabalho e o futuro do mercado de trabalho.
  • Como a tecnologia está afetando a expectativa das pessoas e as práticas de Gestão de Pessoas.
  • Ciclo de Gestão de Pessoas – novas práticas e questionamentos.
  • Qual o papel do líder nos momentos da verdade: seleção, primeiros dias, feedback e promoção.
  • Delegação: uma mistura de confiança e autonomia.
  • Meritocracia e avaliação de desempenho.
  • A geração Millenium – novos comportamentos, expectativas e valores.
  • Staff on demand – impactos na Gestão de Pessoas.

 

O líder que desenvolve talentos

  • Talentos de hoje e do amanhã – o que é esperado deles.
  • Desenvolvendo pessoas e talentos.
  • Por que o líder não dá feedback – e o que fazer para instaurar uma cultura de comunicação e desempenho.
  • Um PDI de verdade: uma ferramenta definitiva para desenvolvimento do time.
  • Desenvolvendo talentos exponenciais.

 

Colaboração em organizações de alta performance

  • Colaboração – uma nova perspectiva sobre equipes.
  • As disfunções dos times de baixa performance (Patrick Lencioni).
  • Times e resultados: condição inseparável (John Katzenbach).
  • Curva de desempenho.
  • Canvas “Equipes de Alta Performance” – análise e gestão do time.
  • Gestão da performance – práticas e ferramentas.
  • Colaboração e organizações de alto desempenho.
  • Staff on demand, equipes virtuais e globais – impactos na gestão de equipes.

 

Etapa 3

 

Business Design e Lean Startup – novos olhares para pensar a estratégia

  • Design como estratégia – fundamentos do Business Design e Lean Startup.
  • Mapa do contexto e drivers estratégicos – tendências, concorrência, contexto político-econômico, necessidades dos clientes, tecnologia, ameaças e incertezas.
  • O cliente no centro de tudo.
  • Incorporando ferramentas e princípios de design para pensar a estratégia do negócio.
  • Projetando estratégias para criar o futuro desejado.
  • Como desenhar e sustentar estratégias em um cenário que muda o tempo todo.

 

Execução – novas perspectivas para o século 21

  • Pessoas – Estratégia – Operações: um processo disciplinado para executar a estratégia.
  • Por que as estratégias falham – a lacuna até a execução.
  • Alinhando pessoas e equipes para gerar resultados.
  • Staff on demand, as novas gerações e o futuro do trabalho – como isso influencia e impacta a execução.
  • Análise de contexto: forças internas e externas.
  • Foco: estabelecer metas e prioridades claras em um contexto que é mutável.
  • Traduzindo desafios estratégicos em ação – desdobramento e alinhamento.
  • Operações – busca da excelência operacional por meio de processos mais enxutos e mais ágeis.
  • Alavancando ativos além das fronteiras da organização.
  • Novas competências para o líder executar a estratégia em cenários voláteis.

 

Derrube as barreiras da mudança

  • Tudo vai mudar o tempo todo – adapte-se e reinvente-se.
  • Como a mudança afeta as pessoas e as organizações.
  • Processo e fontes da mudança.
  • Fontes de resistência e barreiras às mudanças.
  • Resiliência e capacidade de adaptação.
  • O grande impacto das pequenas mudanças.
  • Agindo como um agente de mudança.
A quem se destina?

Líderes que desejam aperfeiçoar sua capacidade de liderar equipes e influenciar outras áreas de suas organizações.

Dúvidas:

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Alguns dos Instrutores

Maristela Kopp

Possui especialização em Psicologia Social pelo Sedes Sapientie, Coaching e Coordenação de Grupos Operativos. Graduada em Economia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Paulo Campos

Mestre em Psicologia da Educação na PUC-SP, pós-graduado em Comunicação e Marketing na ESPM e graduado em Administração de Empresas pela FAAP.

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